em Empreendedorismo, Espaços de Coworking, Negócios e Gestão

O escritório Coworking é um negócio rentável, replicável e em evidente expansão. É por essas e outras que diversos empreendedores têm buscado informações e orientações sobre como montar um escritório compartilhado.

Inclusive, recebemos, quase que diariamente, dúvidas sobre como montar um escritório Coworking. E, para ajudá-lo nesse processo, reuni algumas dessas perguntas e formulei dicas rápidas que você já pode colocar em prática. Veja só!

Dica #1. Aprofunde-se no mercado de Coworking

Por ser um mercado ainda novo e bastante promissor, é normal que as pessoas tenham o interesse de investir mesmo sem estarem prontas para aderir ao movimento. Porém, esse é um grande erro!

Antes de descobrir, de fato, como montar um escritório Coworking, você precisa entender o conceito e o mercado dos escritórios compartilhados. Até mesmo para inovar e criar soluções além do mero compartilhamento de mesas.

Dica #2. Comece (mesmo) com uma planilha de cálculos financeiros

 

Essa é, sem dúvidas, uma das primeiras coisas a colocar em prática. Antes de pensar em montar um escritório compartilhado, você precisa analisar a viabilidade do negócio. Ou seja, ver se isso é algo vantajoso ou não para você.

Para isso, você deve:

  • Fazer uma relação do investimento mensal em aluguel e demais custos fixos operacionais;
  • Cruzar estas informações com o valor disponível para investimento inicial, preço dos serviços e demanda de público-alvo, para verificar a viabilidade prática e financeira do negócio.

Detalhe: se for proprietário do imóvel, exclua dos cálculos os custos com o aluguel. Porém, ainda sim você pode avaliar se é melhor investir na montagem do coworking ou alugar o imóvel, por exemplo.

Dica #3. Crie sua identidade (ela guiará todas as outras tarefas)

 

Você pensa em montar um escritório Coworking mais descolado ou com perfil mais corporativo? Antes que você me responda isso, pense: esse é o perfil dos meus potenciais clientes?

O seu escritório compartilhado tem de dar match com o seu público. Caso contrário, as chances do seu Coworking falhar são gigantescas. Por isso, comece pensando nos empreendedores da sua região e leve em conta seus gostos, necessidades e desejos.

Então, parta para a prática:

  • Faça uma pesquisa de mercado para descobrir seu público-alvo. Se tiver uma demanda grande de diferentes grupos, por exemplo, você pode optar por aquele que você mais se identifica.
  • Encontre o lugar ideal para montar um escritório Coworking. Isso envolve a localização, mobiliário que você vai usar, cores e elementos de decoração, etc.
  • Defina qual será sua linguagem, estratégia de comunicação e venda para abordar potenciais clientes.

Tudo isso fará com que o seu coworking seja percebido pelo seu público e escolhido como um lugar onde desejam estar. Portanto, pense muito nisso!

Dica #4. Cuide da gestão do seu escritório compartilhado

 

É replicável e rentável? Sim! Mas, apenas se for bem administrado. Lembre-se que o Coworking é um movimento de pessoas e empresas que querem crescer seus negócios em tempo ágil e de forma sustentável. Por isso, ao montar um escritório compartilhado, você deve sempre se lembrar de:

  • Garantir que as necessidades dos seus clientes sejam supridas oferecendo serviços operacionais que desafogam o dia a dia, como gerenciamento de ligações e motoboy;
  • Oferecer planos personalizados e com valores acessíveis, etc.

Dica #5. Aprenda com quem já percorreu esse caminho

 

Por fim, nada mais justo do que descobrir como montar um escritório Coworking com quem tem experiência planejando, montando e gerenciamento escritórios compartilhados há anos, certo?

Ao fazer isso, você pula grande parte das etapas de teste e validação, sabendo exatamente o que funciona e não funciona nesse mercado. Logo, as chances de você acertar e ter um Coworking de sucesso aumentam consideravelmente.

Então, se você concorda com isso e quer ser treinado pela Bruna Lofego, uma das pioneiras no Brasil e especialista em Coworking, tenho uma ótima notícia: temos um material completinho esperando por você!

O Treinamento Coworking Express 2.0 é o primeiro passo para você montar um escritório Coworking . Com ele, você terá uma visão geral de todo o processo necessário, do planejamento à implementação, para tirar seu projeto do papel. Baixe agora mesmo clicando no botão abaixo!

Deixe um Comentário