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Clientes de coworking: Eles existem? Onde vivem? Do que se alimentam?

Muitas dúvidas passam na cabeça de quem está iniciando qualquer tipo de negócio, porém, uma das maiores é identificar, exatamente, qual é o público-alvo e como se comunicar com ele.

No casos de coworkings, talvez seja um dos maiores desafios, já que existem centenas de possibilidades para um modelo de negócio em plena expansão.

Porém, existe um meio de definir o público-alvo antes mesmo de tirar o coworking do papel, o que vai possibilitar que seu planejamento de mercado aconteça de forma mais direcionada.

ANTES DE TUDO, DEFINA QUAL TIPO DE SEGMENTO DE MERCADO VOCÊ PRETENDE SUPRIR COM O COWORKING

Escolha a estrutura

Pode pesquisar: os espaços já existentes no Brasil são bem diferentes da proposta inicial dos coworkings. Alguns podem ser formais e comportar todos os elementos indispensáveis dos tradicionais escritórios, com ambientes mais sóbrios e executivos.

Porém, já existem espaços mais descolados com ambientes coloridos e informais, muitas vezes voltado para equipe de criação, design, artesanato e moda.

Pense no posicionamento

Muito mais do que um espaço para trabalho, alguns coworkings têm o objetivo de promover cursos e workshops diários. Ou então, difundir o conceito de networking como seu principal diferencial.

Definir qual será o posicionamento do seu Coworking no mercado está diretamente ligado ao público-alvo que ele irá atingir.

Descubra o que seu cliente vê, consome, frequenta

“O artista vai onde o povo está”. Faça uma lista de ramos de atividade que podem ser potenciais clientes e, a partir daí, realize pesquisas para saber onde essas empresas ou profissionais se encontram.

A partir disso, você saberá se a comunicação com esse público será via internet, publicidade offline, mailing direto, congressos etc.

O Sebrae possui algumas pesquisas, mas nada melhor do que você ir a campo coletar suas respostas e sentir como o mercado responde à sua intenção de abrir um coworking. Isso vai te ajudar muito com a próxima etapa.

Teste seu público

O meio digital tem efeito rápido as mídias disponíveis são grandes aliadas para testar o público-alvo dos coworkings.

Faça alguns anúncios e posts sobre o assunto, divulgue e veja o que acontece: as pessoas se interessam, comentam, compartilham, fazem perguntas? Se sim, você descobriu que seu público está à procura do que você quer oferecer.

Tenha sempre em mente que existem vários públicos para esse mercado e, com isso, coworkings possuem diversos estilos e finalidades. Encontre o que se encaixa no seu plano e você terá um coworking de sucesso!

 

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