Blog

Aparentemente, montar e gerir um escritório de coworking não tem segredos.

O problema é que a maioria das pessoas que começa um negócio se esquece de um fator fundamental para fazer com que qualquer negócio funcione: que vantagem seu cliente leva?

Trazendo para a situação de um coworking, o seu potencial cliente precisa se sentir atraído pelo que você está oferecendo para sair do local onde ele está trabalhando (ou pensando em alugar para montar seu negócio) e ir dividir um espaço com outras pessoas.

Metodologia para a montagem de um coworking

Todos projetos em que a CWK está envolvida tem as seguintes análises aplicadas:

Análise financeira e econômica do projeto através de um fluxo de caixa para 3 anos de funcionamento e uma planilha de resultado com diversos cenários de faturamento e mix de serviços vendidos.

Avaliação do ponto comercial com o cruzamento de dados para avaliar a região onde se encontra o futuro coworking, o que muitas vezes define o público alvo dele e direciona o empreendedor para tomar a melhor estratégia comercial no seu território.

Desenvolvimento do layout do local com uma estratégia para que a disposição das salas, dos móveis e de outros equipamentos sejam feitas de forma a atrair o cliente comercialmente.

Desenvolvimento do Contrato de Prestação de Serviços observando as normas de conduta para utilização do espaço para proteger as partes num eventual desacordo comercial.

Elaboração de tabelas de Planos e Preços, seja baseando-se no custo operacional do negócio ou na concorrência de mercado.

Metodologia de gestão baseada nos três itens que consideramos essenciais para o coworking: Voz, Dados e Atendimento.

Treinamento de todo o Staff do cliente bem como o proprietário do negócio. A participação do proprietário é fundamental, pois é ele quem irá construir a cultura operacional do seu coworking.

Marketing e vendas digitais – Este é um diferencial da CWK. É elaborado uma campanha de vendas online aproveitando o ranking da CWK no Google e a campanha já existente da mesma, com o objetivo de ajudar a abrir o coworking já com um faturamento inicial.

Tempo de inauguração e retorno de investimentos de um coworking

O processo de inauguração de um coworking pode variar de 1 a 3 meses, dependendo de quais investimentos precisarão ser feitos na estrutura.

Já o tempo de maturação de um espaço compartilhado varia de 9 a 12 meses.

Após esse período, o ponto de equilíbrio entre investimento e faturamento tem que ser atingido, caso contrário, algo na operação saiu errado.

Por isso, a montagem de um espaço de coworking (assim como a montagem de qualquer empresa) tem que acontecer acompanhado de estudo e planejamento estratégico com o objetivo de diminuir riscos e falhas.

Clique abaixo e conheça o treinamento Coworking Express e se prepare para o planejamento do seu escritório!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×