fbpx
 em Blog

Transformar o seu imóvel vazio em um espaço compartilhado para negócios pode ser tanto a saída para quem quer fugir da estagnação imobiliária, mas também pode se tornar uma excelente fonte de renda (quem sabe até, uma das principais).

Ainda que você seja dono do imóvel, a primeira coisa que é preciso ter em mente quando se abre um coworking é que não se pode esperar viver dele antes que o mesmo atinja o seu retorno financeiro esperado.

É preciso ter também em vista que alguns pontos são fundamentais na hora de fazer o planejamento da criação de um coworking.

Quais variáveis considerar quando se abre um Coworking

O Investimento Inicial: mobiliário, cabeamento estruturado, equipamentos da cozinha, área de convivência e talvez uma possível reforma e adaptação do local para que ele seja transformado num ambiente coletivo são alguns exemplos a serem considerados para montar a estrutura do negócio.

O Capital de Giro: você pode até não ter despesas com o aluguel, mas existem vários outros custos a serem considerados e para honrá-los você precisa de um capital de giro. Um fluxo de caixa simples pode te ajudar a definir qual capital de giro você precisa para iniciar seu negócio. Você pode baixar um modelo de fluxo de caixa CLICANDO AQUI

O seu tempo para administrar o negócio: Por mais que você tenha um assistente no início (e nós recomendamos que você realmente tenha), você terá que dedicar um tempo para as propostas comerciais, os contratos com os clientes e a resolução de problemas do dia a dia. Quando seu Coworking começar a deslanchar, seu tempo de dedicação ao negócio pode ser reduzido você poderá treinar seu assistente para virar seu gerente.

O Retorno sobre investimento (ROI): Se você está com dificuldade em alugar seu imóvel e pensa que montar um Coworking vai gerar esse aluguel imediatamente, mude a sua estratégia porque isso não vai acontecer. O tempo médio para se atingir o ponto de equilíbrio de um Coworking são entre 9 e 12 meses e o tempo médio de retorno de investimento são 24 meses. Todo negócio precisa de tempo para gerar lucro e, mesmo assim, parte dele tem que ser reinvestido na empresa.

Montar um Coworking pode ser SIM uma solução para o seu imóvel vazio, no entanto, não basta colocar mesas e cadeiras no local para que as pessoas procurem pelo seu espaço.

Para facilitar esse processo, montamos um treinamento que ajudará, de forma prática e descomplicada, a iniciar o seu projeto de coworking. Clique abaixo e conheça o Coworking Express!

Deixe um Comentário