Blog

Para todo empreendedor, é mais do que claro que o bom funcionamento de qualquer empresa está diretamente ligado à sua saúde financeira.

Se as finanças não estiverem em dia, seus investimentos em médio e longo prazo ficarão prejudicados, muitas vezes será necessário recorrer a empréstimos bancários e, eventualmente, o negócio será obrigado a fechar as portas.

Por esse motivo, o capital de giro tem um peso enorme sobre essa equação.

 

Mas afinal, o que é capital de giro?

Ilustrando de uma forma simples, o capital de giro é o dinheiro utilizado para manter uma empresa “viva”. É o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, ou seja, o capital para pagar as despesas diárias.

Ele representa os bens que a empresa possui e que podem ser convertidos em capital dentro de um curto prazo como, por exemplo, dinheiro em caixa, contas a receber, saldo da conta bancária, mercadorias e aplicações financeiras.

 

Por que controlar esse recurso?

Uma administração ineficiente e um planejamento financeiro inadequado acabam fazendo você apelar aos bancos para cobrir as dívidas de seu negócio.

Em situação emergencial, ao fazer uso dessa estratégia, você ficará vulnerável às condições bancárias e tende a negociar com uma posição totalmente desfavorável para seu negócio, o que pode endividar ainda mais sua empresa no longo prazo e comprometer suas finanças.

Por isso, é extremamente importante ter gestores de qualidade que possam garantir que o capital de giro seja o suficiente para o seu funcionamento.

 

Avaliar, para obter o máximo de resultados.

É muito importante analisar individualmente todas as etapas e partes do processo que geram os lucros e despesas da empresa.

Defina as metas em que sua empresa precisa trabalhar e qual o capital necessário para que todos os processos sejam nutridos.

Se for o caso, comece pequeno, alavanque pouco capital e conforme for crescendo, você pode ir reinvestindo mais seu dinheiro visando expansão.

Agindo com precaução e inteligência, é possível manter seu empreendimento seguro, mesmo em fases iniciais ou períodos de “vacas magras”.

O capital de giro é uma das melhores ferramentas para a sua empresa evitar o caos financeiro. Sem dúvidas, ele está no grupo de medidas que distingue os pequenos empreendimentos dos grandes.


Quer saber mais sobre como estruturar seu coworking e outras práticas financeiras que vão assegurar seu sucesso no mercado? Conheça o Treinamento Coworking Express!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×