Talvez você esteja pensando em criar seu próprio negócio ou então você já deu esse primeiro passo, mas se deparou com um problema muito comum a qualquer empreendedor:
Como administrar a parte financeira?
Muitos negócios chegam a falência por uma má administração financeira!
Não são raros os empresários que tem muitos clientes, até veem o dinheiro entrar na empresa, mas acabam se descontrolando e, quando menos esperam, se pegam desesperados perguntando: “Onde foi parar o dinheiro???”
Isso acontece quando não se entende como funciona ou não sabe utilizar um fluxo de caixa para organizar as entradas e saídas de faturamento.
Não se deixe enganar: ter o controle das contas é um dos pilares do seu negócios (sem isso, as chances de tudo ruir em curto prazo são enormes)
O que é Fluxo de Caixa?
É uma ferramenta de gestão que controla as movimentações financeiras de uma empresa em um determinado período de tempo.
O Fluxo de Caixa deve ser usado diariamente por qualquer empresa, de qualquer segmento.
Você sabia que seu fluxo de caixa é composto por bem mais do que apenas ganhos e perdas?
Alguns itens do fluxo aparecem no imposto de renda, outros são sazonais e tem ainda outros que nem aparecem, mas que também impactam no seu negócio.
Além dos campos de entrada e saída, lucro e despesa, um fluxo de caixa também abrange outros itens, como:
- Contas recebidas
- Contas a pagar
- Inventário
- Despesas de capital
- Empréstimos e outras dívidas
Como criar um Fluxo de Caixa
Agora que você entendeu a importância do fluxo de caixa para o seu negócio, você precisa saber como fazer e administrar um.
O SEBRAE disponibiliza uma planilha modelo de fluxo de caixa que você pode baixar clicando AQUI.
Com essa planilha, você trabalhará com o fluxo de caixa como um instrumento de gestão financeira, conseguirá entender e controlar todas as entradas e as saídas, além de ter um indicativo de como será o saldo de caixa para o período projetado.
É importante que você entenda e trabalhe mensal e detalhadamente com seu fluxo de caixa, assim você compreenderá facilmente a saúde financeira do seu negócio e evitará um crise no meio do processo.
Se ainda assim surgirem dúvidas, conte com nosso SERVIÇO DE CONSULTORIA. Eu e minha equipe ficaremos felizes em ajudar você a estruturar a parte financeira do seu coworking.