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O contrato comercial entre o cliente e o Coworking é um assunto muito importante que merece toda sua atenção. Afinal, o que é combinado não sai caro, concorda?

Por isso, eu tenho aqui algumas dicas para você quando você for elaborar um contrato comercial.

A primeira dica é estabelecer multa no caso de descumprimento das clausulas e daí você pode me perguntar: Mas Bruna, você não fala que o contrato não deve ter multa para o cliente poder ir e vir quando quiser?

Sim, mas se ele descumprir por exemplo uma clausula de pagamento ou alguma clausula de comportamento, você deve sim cobrar multa dele.

Colocar um índice para reajuste anual. O Brasil tem inflação então você não quer que seu negócio fique sem atualização financeira, correto?

A importância do reajuste financeiro

Deixa eu te contar uma história, eu demorei 5 anos para reajustar os contratos dos meus clientes e sabe porque? Porque não eu tinha um índice vinculado ao reajuste. No meu contrato estava escrito que ele seria reajustado conforme a tabela de preços, logo, a tabela não teve reajuste e os contratos ficaram esse tempão sem ser aumentados.

Eu sai no prejuízo…e obvio, aprendi a colocar um índice de reajuste no contrato.

Outra dica preciosa, linkar o contrato ao regulamento interno do seu Coworking. Quando o cliente assina o compromisso do regulamento interno no contrato, o comprometimento dele é muito maior e além disso você pode cobrar isso dele porque está em contrato.

Estabelecer um Prazo contratual e eu aconselho colocar em renovação automática pelo menos período. Isso vai te garantir uma estabilidade!

No objeto contratual, especificar ao máximo o que o cliente está contratando. Mais uma vez, o combinado não sai caro então especifique ao máximo para ficar claro entre as partes.

Nunca se esqueça que quanto mais documentos você solicitar ao seu cliente mais chances você tem de uma bem sucedida parceria com ele.

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