fbpx
 em Blog, Empreendedorismo, Negócios e Gestão

Montar um coworking tem sido um das opções de investimentos mais tentadores dos últimos anos, afinal é um empreendimento que tem ganhado muito espaço no mercado, é replicável e tem lucros acima da média do mercado.

A grande questão é: quanto devo investir para montar um coworking? Bem, é impossível definir um valor preciso, mas separamos alguns pontos importantes que podem ajudar você encontrar os valores na ponta do lápis.

Qual é o investimento para abrir o seu coworking?

Imóvel

 

Primeiramente, o imóvel e a infraestrutura do local são os primeiros itens a ser considerado no investimento.

Se você já possui o imóvel que será usado para montar um coworking, ótimo! Você poderá economizar com o aluguel, o que já é um investimento a menos.

Mas, se você tiver que escolher um imóvel, é importante considerar o valor do aluguel​ (caso o imóvel seja alugado), pois trata-se de um custo fixo mensal que irá impactar diretamente na comercialização do espaço. 

Detalhe: não pense no imóvel apenas como um investimento financeiro, procurando aquele com custo mais baixo. Para a escolha do imóvel duas coisas precisam ser consideradas: facilidade​ ​de​ ​acesso​ ​pelo​ ​trânsito​ e de estacionamento​, tanto para quem precisará se locomover até o coworking diariamente quanto para os clientes de seus clientes.

Também é importante considerar se a localização do imóvel é coerente com os tipos de negócios que serão realizados no local. O coworking deve estar alinhado com o público-alvo de seus clientes e com as necessidades deles.

Mobiliário e decoração

 

O mobiliário do coworking deve ser pensado levando em conta todos que irão frequentar aquele ambiente. Estilo e funcionalidade ficam a critério de cada proprietário, no entanto o mobiliário precisa ser de ótima qualidade, confortáveis e ergonômicas.

Mobília ruim ou a falta dela impacta negativamente na hora de usar o espaço efetivamente. Bem como uma decoração mal pensada atribui pontos negativos ao seu espaço. Quando for montar um Coworking, pense em uma decoração moderna e clean, com boa iluminação e climatização adequada.

Internet potente

 

A qualidade da internet é o serviço mais importante em um espaço de coworking, segundo o Censo Coworking 2018. Por isso, considere ir além do Wi-Fi na hora de montar um coworking.

É fundamental priorizar a transmissão de dados via cabo em vez de contar apenas com o Wi-Fi. O acesso via cabo apresenta maior taxa de transferência de dados, acessibilidade mais protegida e menor vulnerabilidade na interceptação de informações e instabilidades causadas por interferências de aparelhos eletrônicos.

Colaboradores

 

Além dos custos da estrutura para montar um coworking, você precisa pensar nos custos com os colaboradores. Você precisará de, no mínimo, dois: um recepcionista e um responsável pela limpeza.

Os serviços de limpeza podem ser terceirizados, mas a recepcionista deverá ser contratada por você.

Em ambos os casos, o pagamento dos salários e benefícios deverão obedecer às determinações da convenção coletiva das categorias, e as determinações legais de férias, 13º salário e pagamentos de adicional de insalubridade (no caso do profissional responsável pela limpeza).

Treinamento: Como calcular o investimento do Coworking

 

É totalmente compreensível que haja dúvidas sobre quanto investir para montar um coworking. Por isso criamos o treinamento Como Calcular o Investimento do Coworking.

Um treinamento completo, ministrado pela Bruna Lofego, especialista em Coworking e uma das pioneiras aqui no Brasil, para que você aprenda, de forma simples, a calcular o custo de montar um escritório compartilhado. Baixe seu material agora mesmo!

Deixe um Comentário