Quando o empreendedor pensa em iniciar o próprio negócio, sempre imagina se é mais vantajoso comprar ou alugar o imóvel onde será implantada a empresa.
Para saber se vale a pena alugar um imóvel para montar um coworking é necessário considerar inicialmente as peculiaridades do modelo de negócio.
Um coworking exige muito espaço disponível para a instalação de estações de trabalho, salas de reunião, salas de atendimento, espaço de convivência e deve ser viável para atender o segmento que você tem em mente.
Também exige facilidade de acesso e de estacionamento para os clientes, além de ser bem localizado geograficamente, de acordo com as necessidades do público alvo.
Se o imóvel tiver estas características, será o momento de avaliar se o valor do aluguel cabe dentro do seu planejamento de faturamento.
IMÓVEL: UM BEM ATIVO OU PASSIVO?
Quando existe a possibilidade de comprar um imóvel para implantar o coworking, é importante lembrar que um imóvel é, na maioria das vezes, um passivo, ou seja, um investimento que não dá lucro, mas que gera custos, principalmente em manutenções.
Caso a opção seja por alugar um imóvel, qualquer manutenção no prédio será de responsabilidade exclusiva do proprietário dele, o que poderá refletir em economia, já que no valor cobrado pelo aluguel já está implícita esta vantagem.
Assim, parece mais interessante investir o valor destinado à compra do imóvel em capital de giro na empresa, pois, além do que já foi dito, é possível que o imóvel se mostre sem atrativos ou sem as conveniências necessárias, tornando fundamental a mudança de local.
No fim das contas, a escolha entre comprar ou alugar é algo muito pessoal e tem mais a ver com o perfil do investidor e com seus objetivos do que com o modelo de investimento.
Em caso de dúvidas, você sempre poderá contar com a experiência e credibilidade.
Para facilitar esse processo, montamos um treinamento que ajudará, de forma prática e descomplicada, a iniciar o seu projeto de coworking. Clique abaixo e conheça o Coworking Express!