em Blog, Espaços de Coworking, Negócios e Gestão

Coworking ou co-working é um termo usado para nomear um empreendimento que oferece espaços de trabalho compartilhado, voltado a pessoas que querem ter um local próprio para suas empresas sem investir um alto valor em estrutura.

Quem criou o termo foi Bernie de Koven, em 1999. Berni era escritor e designer de games norte-americano e chamou de coworking um certo tipo de trabalho colaborativo, suportado pelas novas tecnologias baseadas em computadores.

Mas foi em 2005, quando um engenheiro de software chamado Brad Neuberg criou o escritório Hat Factory, em São Francisco (EUA), que Coworking foi usado para descrever o que hoje realmente representa: um local para profissionais que precisam de um espaço para trabalhar e compartilhar experiências.

As principais vantagens de usar um coworking

Com o coworking, as pessoas passaram a ter disponível um lugar voltado para negócios com baixo custo operacional e investimento inicial praticamente zero (já que você só paga pelo mês que usar e a maior parte dos serviços e equipamentos já está disponível para uso).

A infraestrutura completa em um ambiente empresarial moderno promove a rápida adaptação das empresas, pois os locais são estruturados com mobiliário adequado e serviços agregados que facilitam a rotina e o foco no desenvolvimento dos negócios.

Os serviços compartilhados, como internet de alta qualidade, recebimento de correspondências e atendimento telefônico personalizado, são geridos pelos donos dos espaços e rateados entre os locatários.

Essa agilidade nas atividades operacionais e a possibilidade de redução de custo fixo de um escritório compartilhado são os fatores que mais atraem os adeptos ao coworking.

Não poderíamos deixar de citar o networking profissional e pessoal que os escritórios virtuais promovem, abrindo as portas para que novos negócios e novas parcerias aconteçam.

Em resumo, os coworkings reduziram drasticamente as dificuldades que impediam o início de novos negócios, pois o empreendedor deixa de se preocupar com fiadores, mobiliários, instalação de infraestrutura e manutenção do prédio, para se focar exclusivamente na empresa.

Quer conhecer ainda mais sobre esse mercado e modelo de escritório? Clique abaixo e conheça o treinamento Coworking Express!


Treinamento Coworking Express

Comentários