A gestão do espaço de Coworking não é complexa. No início do negócio muitos custos podem ser evitados e se você ainda tem dúvidas a esse respeito, reflita comigo:
No início você não terá clientes! Essa é uma verdade cruel mas é verdade em qualquer negócio! Ou seja, você vai planejar toda sua abertura, construir sua empresa e posteriormente colher os resultados de ter os seus primeiros clientes.
Portanto, se você ainda não tem um número considerável de clientes itens como: controle de acesso por digital, catraca ou algo desse tipo torna-se dispensável. Isso significa que você nunca deve tê-los?? NÃO! Claro que você pode considera-los mas ele não é necessário inicialmente.
Outra questão interessante é Recursos Humanos! Visito coworkings em sua abertura e me deparo com 3 ou 4 funcionários trabalhando no espaço vazio. Tento entender porque os Coworking iniciam seus negócios com tantos funcionários se no início o movimento é pequeno, a clientela ainda está sendo formada e me arrisco a dizer que nem a faxineira terá muito trabalho no início.
Se o valor investido em contratação fosse canalizado para contratar uma agência de publicidade no início, ou um freelancer para fazer uma campanha de vendas, eu acredito que o valor seria muito melhor investido.
Obviamente que essas não são regras mas experiências que eu já tive e aprendi na prática que muitas vezes menos é mais 🙂