em Empreendedorismo, Negócios e Gestão

Você já viu alguém montar um negócio próprio sem planejamento?

A sua resposta pode até ser “sim”, afinal nem todos buscam empreender com preparo e estratégia… Mas o fato é que o planejamento é fundamental.

O planejamento faz com que a curva de sucesso de um negócio seja mais curta e possibilita a previsão de possíveis problemas, para que se aja antes e minimize prejuízos.

Uma das etapas do planejamento é o estudo de mercado, para que você entenda corretamente o cenário em que está planejando trabalhar.

De acordo com a minha experiência, esse estudo possui 3 etapas essenciais. Vou explicar cada uma delas e você poderá perceber como elas são determinantes para o sucesso e diferenciação do seu negócio.

 

1)     Conhecer os seus concorrentes

Acredite: quando você conhece o seu concorrente, tudo fica mais fácil.

Ao conhecer, em detalhes, os pontos fracos e fortes da concorrência e tudo o que o mercado atual já oferece, ficará nítido pra você o que ainda não está sendo servido ao público.

Você será capaz de ter ideias do que fazer de novo, de diferente e que agregue maior valor aos clientes, para se destacar nesse contexto.

 

2)     Conhecer os seus clientes

Entender profundamente as características e necessidades dos seus potenciais clientes é importantíssimo para o desenho do seu negócio.

A partir do momento que você conhece as dores e os desejos desse público específico, tudo o que você precisa fazer é construir uma estrutura que facilite esse encontro, como uma ponte, entre eles e o seu negócio

 

3)     Conhecer o tamanho do mercado

Para planejar o seu negócio com total precisão, é preciso conhecer o tamanho do mercado que você está entrando para oferecer um serviço à altura.

Na prática, isso significa que você deve perceber qual tipo de estrutura o mercado e a região em que vai atuar exige, se é simples ou sofisticada, por exemplo, para não errar nem para mais e nem para menos.

Essas são as três bases de um bom estudo de mercado.

Você poderá perceber, quando os colocar em prática, o quanto eles são complementares e irão abrir a sua visão para ideias realmente inovadoras durante o planejamento do seu espaço.

Se você quer aprender como realizar um planejamento eficiente, CLIQUE ABAIXO e conheça o Coworking Express 2.0 – o treinamento prático e objetivo que vai te ensinar todo o processo necessário para montar um coworking.

 


Gostou? Clique aqui e fale conosco

Comentários