em Empreendedorismo, Inovação, Negócios e Gestão

Atualmente, adotar um bom modelo de negócios e ter estratégias bem definidas são ações que fazem parte da receita de sucesso das companhias.

Na construção de novos negócios e no aprimoramento dos que já existem, é necessário buscar uma ferramenta capaz de extrair propostas de valor que atendam e potencializem os principais objetivos buscados.

O MÉTODO CANVAS PARA MONTAR ESTRATÉGIAS

Criado por Alexander Osterwalder, o método inovador chamado Canvas tem o objetivo de proporcionar uma construção rápida e visualmente instrutiva de novos produtos e serviços.

Além disso, possibilita determinar de maneira muito ágil um panorama da implantação e funcionamento da empresa.

Através de um painel com nove grandes blocos e usando papéis adesivos, o Canvas é preenchido da direita para a esquerda, sendo os blocos da direita destinados às questões mais subjetivas e emocionais, e os da esquerda, às mais estruturais e lógicas.

Resultado de imagem para canvas

Com isto, durante o preenchimento, os anseios e desejos são avaliados antes das questões mais concretas e lógicas, ou seja, inicialmente são preenchidos os campos que têm a ver com o sonho que se tem para aquele empreendimento.

Se a ideia é planejar um coworking, os três primeiros blocos serão usados para determinar o público alvo, o que será feito para que este público se sinta valorizado e atendido em suas necessidades e a relação que será estabelecida entre a empresa e os clientes.

Depois disto, nos aspectos mais objetivos, serão determinadas as fontes de renda, quais recursos o negócio exige para se manter, o que será feito para captar ou alocar estes recursos e as possibilidades de parcerias com outras empresas que ajudem na operação do negócio.

Por fim, será então definida a estrutura de custos na qual serão relacionados os custos fixos e variáveis do novo empreendimento.

O Canvas completamente preenchido permite que todas as informações necessárias à implantação de um produto ou serviço, que normalmente estariam descritas em enfadonhas e intermináveis páginas de um plano de negócio, estejam então disponíveis de forma rápida e didática.

O Canvas promove o compartilhamento de opiniões e ideias, criando um ambiente de colaboração – conceito primário do coworking – potencializando os objetivos desejados antes de partir de fato para a implantação do serviço.

Deixe um Comentário