em Empreendedorismo, Espaços de Coworking, Negócios e Gestão

Quem pensa em ter o seu próprio negócio para ter liberdade de horário, gerenciar do seu jeito e não acharia nada mal lucrar em média 25% ao mês, vai gostar da ideia de montar um coworking.

A constante busca das empresas por diminuição de custos, o aumento de tecnologias que possibilitam a descentralização de equipes de trabalho e o incentivo da adoção do homework vêm fazendo crescer a demanda por escritórios compartilhados.

Mas antes de pensar em montar um coworking, é necessário estudar a viabilidade financeira do negócio.

O QUE CONSIDERAR NO ESTUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA

O estudo de viabilidade financeira é a etapa de planejamento dos números, na qual as emoções são colocadas de lado e são realizados os cálculos de projeção mensal de receitas, despesas e de lucro da empresa.

Esta projeção será realizada para, no mínimo, 36 meses de operação. Receitas e despesas deverão ser calculadas separadamente.

Para calcular as receitas, é importante inicialmente fazer uma pesquisa de mercado para verificar o preço cobrado pelos concorrentes.

Normalmente, as tabelas de preços apresentam o valor cheio, sendo possível estimar o valor cobrado com um desconto de 10% a 15%, pois os concorrentes também poderão conceder estes descontos durante as negociações com os clientes.

A projeção poderá contemplar também o crescimento da receita e, para isto, deverá considerar a sazonalidade e a taxa de ocupação dos espaços (essa última, raramente será de 100%). Por isso, é necessário cautela na estipulação da taxa de ocupação.

Ao projetar as despesas, relacione os custos fixos (aluguel, internet, pagamento de pessoal) e os custos variáveis (energia elétrica, água, telefone, manutenção etc).

Caso queira realizar uma busca minuciosa de custos, faça contato com outras empresas de coworking e troque informações sobre as despesas que eles têm para fazer um comparativo com as que já foram relacionadas por você.

Depois de relacionadas as receitas e despesas, o resultado deixará claro se há ou não viabilidade para implantação do coworking na cidade que você escolher.

Você pode sempre contar com a experiência de mercado da CWK e seus especialistas, que desde 2013 tem auxiliado no estudo de viabilidade, planejamento e implantação de novos coworkings pelo Brasil afora. CLIQUE ABAIXO e conheça um treinamento que vai te ajudar, de forma simples, a montar seu próprio estudo de viabilidade do seu coworking. 

Deixe um Comentário