em Empreendedorismo

Empreender é quase sempre um risco. Mesmo que os novos negócios estejam cada vez mais bem estruturados, entrar em um novo mercado – seja por oportunidade ou necessidade – é um grande desafio. Sabendo disso, selecionamos algumas dicas para empreender que irão ajudar você a ter sucesso em qualquer tipo de negócio.

De acordo com a pesquisa Panorama dos Pequenos Negócios 2018 do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de 1 a cada 4 empresas registradas no CNPJ fecha antes mesmo de completar 2 anos no mercado do Estado de São Paulo. Isso quer dizer que mais de 23% dessas empresas não sobrevivem nem por 2 anos.

Tão importante quanto saber como abrir uma empresa, é descobrir como mantê-la funcionando. Por esse motivo, conhecer profundamente o negócio, buscar intensamente por informações para se antecipar aos fatos e saber exatamente quais são os passos para atingir os objetivos são algumas das nossas dicas para empreender de hoje. Entenda o porquê:

1. Tenha familiaridade e gosto pelo segmento do mercado

O primeiro passo para ter um empreendimento de sucesso é ter paixão pelo o que faz. Use aquela experiência profissional adquirida ao longo da carreira ou aposte naquela atividade com a qual você se identifica para abrir o seu próprio negócio. 

Essa é uma das principais dicas para empreender: conhecimento e familiaridade com seu ramo de atuação. Isso irá lhe garantir muitas vantagens, por exemplo, o profundo conhecimento sobre o mercado. Dessa forma, você será mais assertivo. Tanto no planejamento de estratégias para abrir o negócio, como no planejamento e execução de ações para manter o empreendimento funcionando à todo o vapor.

2. Lembre-se de fazer pesquisas de mercado

Mesmo com a sua experiência e conhecimento acerca do mercado, começar um negócio do zero é um processo desafiador. E, para se sair bem, não pode haver “achismos”. Por isso, fazer pesquisas de mercado é a segunda das nossas dicas para empreender!

No processo de abrir um novo negócio, é importantíssimo realizar pesquisas para conhecer profundamente o mercado. Entenda quais são as dores reais dos seus potenciais clientes e como é que a sua solução irá impactar positivamente na vida deles. Isso irá, sem dúvidas, trazer mais clareza e segurança nas futuras tomadas de decisões.

Caso a sua solução já esteja no mercado e você não consiga criar diferenciais competitivos que irão melhorar a vida dos seus consumidores, é melhor repensar sua ideia. 

3.  Monte um plano de negócios completo

Essa é a última das nossas dicas para empreender e é a mais importante. Uma vez que todo negócio exige planejamento e exige que todas as etapas sejam seguidas à risca para evitar eventuais problemas.

No plano de negócios, você vai colocar no papel todas as fases do processo. Esse documento funciona como um mapa. Nele há informações detalhadas sobre o ramo do seu negócio, os produtos e os serviços a serem oferecidos. Bem como sobre os potenciais clientes, concorrentes e fornecedores e estudo dos seus pontos fortes e fracos. E, por fim, informações dos seus custos e prazos de retorno do investimento. 

Enfim, gostou das dicas para empreender? Que tal elaborar o plano de negócios do seu novo empreendimento com ajuda de uma especialista no assunto? Baixe o eBook Como Montar um Plano de Negócios e aprenda a montar, de ponta a ponta, todo seu planejamento estratégico.


Baixe nosso E-book Plano de Negócios

Comentários