Antes de fechar uma venda ou um negócio, é necessário enviar uma proposta comercial para o cliente.
Esse é um documento importante onde você deve explicar o que o seu projeto irá englobar, quais os materiais que serão oferecidos ao seu cliente, entre outras informações.
Esclarecer todas as possíveis dúvidas com relação aos preços cobrados e informações dos serviços prestados também é essencial e isso é feito com a proposta comercial.
Por esse motivo, é preciso prestar muita atenção para não deixar faltar nenhuma informação que seja relevante ao cliente.
Para que sua proposta comercial alcance o objetivo de fazer seu futuro cliente sentir que está tomando a decisão certa, ela precisa facilitar o seu raciocínio.
Por isso, reunimos neste post um check list de tudo o que uma proposta comercial deve conter para ser clara e objetiva.
Formato e Apresentação
O primeiro passo é definir qual o formato que a sua proposta comercial irá seguir, se vai ser impressa ou enviada por e-mail em forma de documento por exemplo.
Hoje em dia é bem incomum que as propostas comerciais sejam enviadas em papel.
Afinal, você precisa ter a certeza de que sua proposta será realmente analisada pelo cliente, não correndo o risco de ser esquecida sobre uma mesa ou em uma gaveta qualquer.
O ideal seria enviar a sua proposta comercial por e-mail, apresentando o serviço que está sendo proposto como a solução que sua empresa traz para o problema do cliente.
Conteúdo
Sua proposta deve apresentar ao cliente os objetivos daquela parceria, mostrando como sua empresa pode alcançar as suas expectativas.
Você precisa demonstrar que realmente entende suas necessidades e que fechar uma parceria será benéfico para solucionar seus problemas.
Mostre as características de seu serviço e os resultados que você está prometendo de maneira objetiva, de forma que ele consiga enxergar o valor que seu serviço pode trazer ao negócio dele.
No conteúdo, também é importante apresentar um cronograma informando em quanto tempo a parceria será concluída e mostrando as datas das entregas de tudo que foi prometido.
Não se esqueça de que transparência é tudo em uma relação comercial, por isso é muito importante que você seja honesto sobre o tempo mencionado no cronograma.
E por fim, você deve especificar os custos relativos a cada um dos serviços ou produtos oferecidos nessa parceria.
Defina qual será a forma de pagamento do serviço exposto, prazos e possíveis pagamentos de multas para o caso de atrasos.
Termo de Confidencialidade
Após os valores, você pode incluir um termo de confidencialidade a respeito das informações da proposta.
Essa é uma medida para que o cliente não divulgue os valores dos serviços ou demais informações da sua proposta comercial para seus concorrentes.
Tão importante quanto saber o que apresentar para seu cliente em uma proposta comercial é garantir que seu coworking tenha a gestão correta para que você cumpra tudo o que foi prometido.
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