fbpx
 em Blog

Neste artigo nós vamos falar sobre como abrir um Coworking.

Então, se você pretende investir nessa área, continue por aqui.

Com aproximadamente 214 mil pessoas circulando pelos escritórios compartilhados e movimentando 127 milhões de reais em 2018, não é de espantar que diversos investimentos para abrir novos coworkings fossem feitos. Concorda?

E, assim como em qualquer outro negócio, o processo para abrir um coworking pode gerar muitas incertezas. Pensando nisso, selecionamos as principais dúvidas e respondemos neste post. Veja!

 

Qual deve ser o investimento inicial para abrir um coworking?

A resposta é: depende! O investimento inicial para abrir um coworking varia de acordo com diversos fatores, como tamanho do espaço, se é um terreno próprio ou alugado, a diversidade de ambientes, a quantidade de mobílias, etc. 

O estudo Censo Coworking Brasil 2018 aponta que o investimento inicial médio é de R$ 327 mil. Porém, o ideal é fazer o plano de negócios para descobrir a viabilidade do empreendimento.

 

Qual é o tamanho ideal de um coworking?

Bem, não existe uma regra sobre quantos metros quadrados você precisa ter para abrir um coworking. Entretanto, é importante lembrar que a estrutura física deve ter, pelo menos, o tamanho suficiente para trazer conforto e atender as demandas dos coworkers. 

 

Devo registrar endereço fiscal ou endereço comercial?

Se você é marinheiro de primeira viagem no mundo dos negócios, é fundamental conhecer as diferenças entre endereço fiscal e endereço comercial. Assim como as responsabilidade que você, como founder, deve ter.

LEIA SOBRE EM: Endereço Fiscal x Endereço Comercial – Qual é o ideal para você?

 

Quanto de internet é preciso para abrir um Coworking?

A qualidade da internet é o serviço que os membros consideram mais importante em um espaço de coworking (recebendo pontuação 4,7 em 5).

Por isso, ao abrir um escritório compartilhado, lembre-se de fazer um bom planejamento da infraestrutura de TI para garantir um Wi-Fi de qualidade e livre de quedas.

 

Qual é o futuro do coworking?

O movimento coworking cresceu muito nos últimos 4 anos e essa cultura está em constante evolução. Da mesma forma, as expectativas para os próximos anos são altamente favoráveis.

Então, se você deseja abrir um coworking, este é o momento! Aproveite para fazer o treinamento COWORKING EXPRESS 2.0, ministrado pela Bruna Lofego, CEO & Founder da CWK Coworking.

Nesse treinamento você aprenderá, com quem mais entende do assunto, os primeiros passos na jornada de montagem de um escritório compartilhado. Ficou interessado? Clique aqui e saiba como ter acesso ao treinamento.

Deixe um Comentário