em Blog

Está pensando em iniciar seu negócio ou empreender em uma nova carreira autônoma, mas está com dúvidas se esse é o melhor momento? Então este artigo é para você!

Será que você está no momento certo para iniciar o seu próprio negócio? Talvez uma pergunta mais abrangente seja: existe um momento certo para empreender? Essas questões podem atormentar vários profissionais, mas fazer essa reflexão é essencial antes de dar prosseguimento a qualquer projeto.

Nem sempre chegar a uma resposta sobre empreender ou não, é fácil. Muitas vezes, podem existir situações adversas que dificultam seu empreendimento. Burocracia, crise econômica e alta complexidade tributária do país são apenas alguns dos fatores preocupantes.

Pensando nisso, produzimos este artigo para ajudar você a ter uma visão mais acertada sobre o assunto. Siga a leitura e entenda que aspectos você precisa considerar nessa decisão!

Fique por dentro do mercado

Será que o “mar está para peixe”? Pode ser que um pescador se faça essa pergunta antes de lançar suas redes. Afinal, se a resposta for negativa, todo o trabalho será em vão, de forma que ele poderia ter gastado essa energia em outras fontes de renda.

Da mesma maneira, você precisa avaliar como o mercado em que pensa atuar está se comportando. Isso inclui não apenas seus produtos e serviços, mas também seu público-alvo.

Assim, questões como localização do negócio, estratégias de divulgação e entrega, concorrência e precificação precisam ser avaliadas com cuidado. Isso vai evitar que você construa um modelo de negócio não condizente com a realidade atual.

Conheça seu perfil empreendedor

No que se refere ao perfil, pouco importa o talento. Boa parte do sucesso do empreendimento vai ficar por conta do suor, da dedicação e do trabalho duro.

Portanto, é preciso avaliar seu perfil e entender se ele se encaixa com a atividade que você pretende empreender. É essencial trabalhar com aquilo que gosta e fazer isso com vontade.

Mas também é necessário se despir da visão sonhadora do empreendedorismo e estar ciente que é preciso ter maturidade para dar passos firmes, reduzindo as chances de insucesso. Por exemplo, conhecimentos de gestão e de controle de custos são essenciais e asseguram a continuidade e o faturamento do negócio.

Considere os investimentos necessários

Dependendo do modelo de negócios, será necessário fazer um investimento para colocar a ideia em prática.

Se você for investir do seu próprio bolso, considere gastar a metade do valor que você tem disponível no momento. O restante poderá ser reservado para um possível aperto financeiro.

Algumas escolhas podem reduzir bastante o seu aporte inicial necessário. Por exemplo, você pode negociar com fornecedores para arrebatar condições mais competitivas. Também é possível adotar ações de marketing em redes sociais por tráfego orgânico, que é gratuito, ou usando anúncios pagos em campanhas bem pontuais.

Assim, como você percebeu, não existe um momento certo para começar a empreender, mas sim um preparo adequado. Com o planejamento correto e com bastante pesquisa, você consegue iniciar seu projeto e fazer dele um sucesso!

Quer ver mais conteúdos como este? Me siga nas redes sociais! Estou no Instagram e no Facebook.

Deixe um Comentário