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O Marketing é um item essencial no negócio de qualquer pessoa. Isso todo mundo já sabe.

Para alguns, o marketing tem sua essência na propaganda, para outros, o marketing tem sua essência na promoção e para alguns a sua essência está no relacionamento.

O fato é que essa questão do Marketing de relacionamento é muito novo em relação a todo o resto do que é praticado e somente poucos anos para cá é que o as pessoas têm prestado mais atenção nele.

E o que é Marketing de relacionamento? Na minha opinião é como o próprio nome diz, você vende através do relacionamento que é construído com o seu cliente.

O mês passado aconteceu comigo uma história que me fez pensar muito sobre as estratégias de marketing. Recebi uma ligação de uma Startup, a Rappi. Se você não sabe o que é Rappi, é uma empresa que entrega comida e outras coisas, uma espécie de Motoboy online….

Bom, a Rappi me ligou, perguntou porque tinha tempo que eu não usava o aplicativo, eu expliquei e eles me ofereceram uma caixa de bombom. Confirmaram meu endereço e alguns dados e alguns minutos depois lá estava a caixa de bombom na minha casa….

Eu achei a estratégia deles sensacional porque uma startup é sempre baseada no atendimento virtual e você nunca espera receber uma ligação de uma Startup, concorda?

E foi assim, que depois de uns 6 meses sem abrir o aplicativo Rappi eu cliquei na tela e abri….e além do bombom ainda tinha lá 20 reais de presente, na minha conta para eu usar.

O que eles fizeram foi Marketing de relacionamento puro. E a minha opinião é que o Marketing de relacionamento não é como uma promoção que tem o impacto da compra determinantemente na hora mas é o tipo de marketing que tem o impacto mais profundo no seu futuro cliente.

Espero ter ajudado vocês a entenderem mais um pouco sobre o Marketing de Relacionamento.

Grande Abraço!

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