Blog

Nem sempre ir ao banco e solicitar um crédito é algo ruim ou quer dizer que você esteja em situações ruins!

Eu acho que empréstimo saudável é aquele que você coloca no seu fluxo de caixa e o resultado da sua empresa vai paga-lo no decorrer da vida do seu negócio. Não há nada de errado nisso e é muito mais gostoso trabalhar e ganhar com o dinheiro no banco do que o com seu dinheiro de pessoa física.

Acontece que nem sempre é assim. E a verdade é que as pessoas recorrem as instituições financeiras por um simples desespero para obter o capital de giro e pagar seus fornecedores sem planejar e avaliar a sua situação atual.

Saiba quando os negócios não andam bem

O Empréstimo não saudável é por exemplo aquele em que você desconta suas duplicatas, adianta seu cartão de crédito ou absorve um capital de giro sem colocar no papel o impacto que isso teria no seu negócio como um todo!

Quando você começa a planejar seu negócio e já no início dele prevê no seu fluxo de caixa o capital necessário para seu negócio alavancar e posteriormente pagar a dívida contraída, todo o cenário muda de figura. Nessa hora você passa a colocar o banco para trabalha para você e não você trabalhar para pagar o capital de terceiros investido.

Algumas pessoas dizem que o empréstimo saudável é improvável, outras dizem que o andar da carruagem de uma empresa faz com que ele acabe virando uma bola de neve. E eu acho que pode sim virar prejudicial, mas reitero que as pessoas que vivenciam seu capital de giro dessa forma já estão com seus negócios doentes muito antes do banco entrar. Muito provavelmente a sua margem líquida e o seu retorno já não são positivos tem algum tempo.

Eu montei meu coworking com capital próprio e depois para poder expandir eu recorri ao banco por duas vezes. Foram dois empréstimos de 80 mil reais cada um e todos devidamente quitados e eles fizeram com que eu crescesse e possuísse a estrutura atual que tenho.  Atualmente eu possuo 900 metros quadrados de coworking administrados por mim e lucrativos com toda certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×