em Blog

Um dia me disseram: O mercado de imóveis está voltando a crescer, isso vai prejudicar o mercado de Coworking!

Na hora eu fiquei refletindo sobre o assunto…porque será que essa pessoa acha isso? Então eu resolvi me aprofundar na análise e percebi que a verdade é que as pessoas enxergam o coworking diretamente ligado ao mercado de imóveis.

E mais verdade ainda é que elas não estão erradas! Os dois mercados estão intimamente ligados na medida que no aluguel do imóvel você entrega o espaço físico crú para o inquilino e no Coworking você entrega…..VALOR! No mercado de coworking você entrega valor agregado para o seu, entre aspas, inquilino. Na medida que você presta um serviço e o seu cliente terceiriza o espaço físico com você, o seu negócio nada mais é do que um aluguel com valor agregado.

É exatamente por isso que a afirmação do colega está errada! O mercado de coworking não vai ser prejudicado pela retomada do mercado de imóveis. Na verdade, o mercado de coworking vai transformar o mercado de imóveis comerciais. Porque daqui pra frente, não vai adiantar a imobiliária simplesmente oferecer o imóvel cru e dizer para o inquilino: eu te dou um mês de carência e você faz as benfeitorias necessárias. Porque se ele fizer isso, o inquilino dele simplesmente vai embora.

Oportunidade para mercado de Coworking

Essa análise ainda é muito embrionária mas vivenciando o mercado há quase 10 anos eu tenho tranquilidade de afirmar que uma transformação está por vir e isso nada mais é do que uma oportunidade para o mercado de Coworking.

E porque isso é uma oportunidade para o nosso mercado? Refletindo rapidamente eu já posso lhe dizer que as imobiliárias sofrerão uma transformação no seu modelo de negócios. Elas, juntamente com os Coworkings, podem fazer uma parceria que vai ser um sucesso para ambos os lados.

As imobiliárias possuem o cliente! Os coworkings possuem a estrutura! Porque não juntar o útil ao agradável e todo mundo sai ganhando nessa equação?

Convido todo mundo a refletir sobre isso e sobre essas mudanças que irão acontecer daqui pra frente! Um grande abraço e um excelente dia!

Deixe um Comentário