Blog

Fazer a gestão financeira de um negócio é igual em qualquer tipo de negócio. Afinal, contas a pagar, contas a receber, cobrança entre outros tem o mesmo conceito independente do ramo de atividade.

O que vai diferir uma empresa de outra é a forma como isso foi realizado. Eu vejo, em linhas gerais 3 formas de realizar a gestão financeira.

1)Planilhas de Excel – Nesse caso basta você fazer um fluxo de caixa numa planilha e diariamente alimenta-ló. É um método simples, mas importante e requer uma habilidade um pouco maior com números e a computação. 

Funcionará enquanto sua empresa estiver pequena porque, ao menos que você seja um expert em Excel, os relatórios gerenciais terão que ser extraídos na mão. 

2)Sistema Operacional – Existem de vários tipos, de vários gostos e vários preços atualmente disponíveis no mercado. No entanto, importante lembrar que se ele não for alimentado, não vai funcionar! Ou seja, as informações precisam ser inseridas ali para que ele cumpra o seu papel efetivamente! 

Atualmente essa é a forma que eu mais gosto e eu uso o Conexa.app tem uns 3 anos. 

3)Controle de Padaria – Este é perigoso e eu o chamei assim pois popularmente quando vamos fazer uma conta simples a mão usamos a expressão “conta de padaria”. Essa é aquela forma que anotamos a mão o que tem que fazer, realizamos a tarefa conforme o dia passa e conforme o saldo do banco. É perigoso porque não se faz planejamento. Não se faz relatório e o controle pode virar um descontrole

E você? Como é o controle financeiro da sua empresa e como você recomenda que as pessoas façam. Deixe aqui sua contribuição! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×