Blog

Administradora por formação, mãe, mineira e apaixonada por inovação, Bruna Lofego é uma das pioneiras no mercado de Coworking no Brasil. Foi seguindo o sonho de empreender que Bruna Lofego encontrou nos escritórios compartilhados um negócio de sucesso.

Imagine abandonar um cargo de diretora executiva numa concessionária, aos 31 anos de idade, para empreender num mercado totalmente novo. Acha arriscado? Pois foi exatamente isso que a Bruna fez.

Em 2010, Bruna Lofego apostou suas fichas num segmento ainda novo no Brasil: o coworking. Mesmo sendo formada em Administração na época, havia um grande desafio pela frente, uma vez que o coworking era um negócio ainda muito recente por aqui. Por este motivo, havia pouquíssimas (se não nulas) informações sobre como administrar um empreendimento desses aqui no Brasil.

E a aposta rendeu bons frutos! Apenas 2 (dois) anos após a inauguração da sua primeira unidade na capital mineira, ela abriu uma franquia do escritório compartilhado em São Paulo. Hoje, após 9 anos, já são 4 unidades localizadas em Minas e São Paulo

Como começou o empreendimento de sucesso de Bruna Lofego

Para realizar seu sonho de abrir um escritório compartilhado de sucesso aqui no Brasil, Bruna Lofego fez algumas viagens ao exterior com o intuito de conhecer os modelos de negócio utilizados por lá. Entretanto, percebeu que tal modelo não seria bem aceito por aqui e resolveu adaptá-lo.

“Era um perfil totalmente diferente do que seria bem aceito aqui. Por isso, decidi extrair o que havia de melhor nos modelos analisados e adaptar para a realidade do brasileiro. Foi aí que decidi criar o meu próprio modelo de coworking corporativo”, aponta Bruna Lofego, CEO da CWK Coworking.

Após esse período de estudos e com o lugar ideal encontrado, Bruna Lofego inaugurou sua primeira unidade da CWK Coworking, no bairro Savassi, em Belo Horizonte.

O investimento inicial foi de R$ 250 mil e veio das economias pessoais feitas por Bruna nos anos em que trabalhou no antigo emprego.

Em apenas seis meses, a CWK Coworking alcançou o ponto de equilíbrio operacional (quando despesas e receitas se equilibram). E em dois anos veio o retorno do investimento inicial no negócio.

LEIA TAMBÉM: Ela deixou um cargo de diretora, empreendeu e hoje fatura R$ 3 milhões [Reportagem para a Uol].

A descoberta do modelo replicável do sucesso

Após o modelo se mostrar rentável, estava comprovado que o coworking era uma ótima escolha. Bem como que a iniciativa de adaptar e criar o próprio modelo de negócio, ao invés de importar grosseiramente os que já existiam na Europa e nos Estados Unidos, foi uma decisão acertada

Da mesma forma, Bruna Lofego percebeu que esse modelo também era replicável. Logo, foi feita a primeira expansão: Bruna abriu uma franquia da CWK Coworking na Av. Paulista, em São Paulo. Nos anos seguintes, mais duas franquias foram abertas em Minas Gerais: as unidades Vila da Serra, em Nova Lima, e Lourdes, em Belo Horizonte.

A criação do método “Como montar um coworking de sucesso”

A CEO da CWK Coworking gosta sempre de ressaltar o desafio que foi iniciar seu negócio aqui no Brasil por não haver dados consolidados que a ajudasse a analisar formas de empreender neste ramo com segurança.

Por este motivo e graças à experiência adquirida na prática nesses 9 anos – que a fez ser reconhecida pela Exame como especialista em coworking -, Bruna Lofego criou o método “Como montar um coworking de sucesso”.

Este é um treinamento com conteúdo didático e objetivo que ensina o passo a passo para você montar seu coworking do absoluto zero: desde o estudo da viabilidade financeira até os documentos que você usará na gestão diária do seu escritório compartilhado. 

Então, ficou interessado(a)? Garanta agora mesmo sua vaga no treinamento “Como montar um coworking de sucesso e tenha você também uma história inspiradora como a da criadora do método.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×