em Blog, Negócios e Gestão

Ter bons resultados em venda e manter a saúde financeira de uma empresa não é uma tarefa fácil. Por este motivo, ao longo dos anos, as empresas têm feito planejamentos de estratégia comercial a fim de alcançar resultados melhores.

A estratégia comercial, então, tornou-se um fator indispensável para as empresas, uma vez que dá maior previsibilidade e ajuda a reduzir as chances de fracasso, mantendo as finanças equilibradas. E com o coworking isso não é diferente.

Mas, como montar uma estratégia comercial? 

Antes de criar uma boa estratégia comercial, é importante conhecer quais pontos devem ser levados em consideração. Assim, será possível desenvolver sua estratégia e aplicá-la em seu negócio. Vamos começar pela metodologia dos 8 Ps do Marketing. Veja só!

A metodologia dos 8 Ps do Marketing

Você provavelmente já ouviu falar nos 4 Ps do Marketing. Eles são os pilares de qualquer estratégia. Logo, todo bom administrador ou profissional de marketing, obrigatoriamente, deve conhecê-los.

Os 4 Ps do Marketing, conceito difundido por Philip Kotler, se refere a: produto, preço, praça e promoção. Aqui, o produto é o centro de toda estratégia de marketing.

Entretanto, para garantir que o conceito se tornasse mais completo e adequado a realidade do mercado, novos 4 Ps foram adicionados: pessoas, processos, posicionamento e performance. Agora o cliente, seus desejos e necessidades são o cerne do negócio.

De forma bastante resumida, os 8 Ps do Marketing significam:

Produto: os produtos ou serviços que sua empresa vai vender.

Preço: quanto você irá cobrar pelo produto que será entregue ao cliente. Mais do que apenas o valor monetário, considere aqui também o valor agregado de marca.

Praça: onde seu produto será vendido.

Promoção: de que forma os potenciais clientes saberá sobre ele. Ou seja, está relacionado ao marketing do produto e sobre como ele será promovido.

Pessoas: onde divulgar sua marca e como o produto chegará ao seus potenciais clientes, com base no estudo do comportamento da persona.

Processos: está relacionado aos fluxos de trabalho e metodologias utilizadas pela empresa. Por exemplo: o que fazer e não fazer ao atender um cliente.

Posicionamento: também conhecido como “evidência física ou palpabilidade”, diz respeito ao posicionamento estratégico e como sua empresa vai interagir com a comunidade.

Performance: também conhecido como produtividade e qualidade. Esse item aponta o sucesso que a empresa está ou não enfrentando no mercado.

4 Passos criar a estratégia comercial do seu coworking

Com base na metodologia dos 8Ps do Marketing, fica muito mais fácil criar uma estratégia comercial para sua empresa. Veja, a seguir, algumas dicas de como iniciar a estratégia para o seu coworking.

1. Mantenha o foco no seu público

Como falamos acima, o cliente é o foco (ou pelo menos deveria ser) de qualquer negócio. 

Se você observar atentamente, perceberá que todos os produtos e serviços, que marcaram o mercado em que atuam, atingiram um sucesso estrondoso por pensar na experiência do usuário. Por isso, essa é a primeira coisa com o que você deve se preocupar na sua estratégia comercial.

Portanto, pense seu público-alvo, fuja do “mais do mesmo” e descubra quais necessidades específicas e desejos profundos do seu cliente você pode suprir através do seu serviço.

2. Segmente seu negócio

Quando você descobre quem é a sua persona e como seu produto/serviço pode ajudá-la, é possível segmentar o seu escritório compartilhado e ver com mais clareza o restante da sua estratégia comercial

Vejamos um exemplo simples: a persona busca um coworking com perfil corporativo e que ofereça serviços operacionais que deixem seu dia a dia mais descomplicado. 

Nesse caso, você precisa encontrar a localização perfeita que se encaixe com o perfil da sua persona, criar serviços operacionais (inclusive inovar nesse quesito, se necessário) e até mesmo o definir o perfil que as suas campanhas de marketing terá.

3. Crie soluções personalizadas

Uma parte importante da estratégia comercial e que ajuda (e muito) na saúde financeira do seu coworking é criar soluções personalizadas que facilitem o dia a dia da sua persona. E os serviços operacionais que falamos acima é uma delas. Por quê?

Porque mais eficiente do que simplesmente oferecer “uma mesa e uma cadeira para alguém  trabalhar durante um horário”, é basear a sua atuação comercial em pacotes de serviços.

Dentro desses pacotes, você pode inserir serviços como: recepcionista, atendimento telefônico personalizado, motoboy, serviços de correio e até mesmo salas de treinamento/auditórios – que tanto seus coworkers como outras pessoas podem usar por um preço acessível.

Ao oferecer planos diferentes – e cada um com uma faixa de preço – você atende diversos estilos de trabalho e rotina, mas de maneira inteligente e personalizada.

Você pode montar uma tabela que une diversos serviços que o seu espaço oferece, mas sintetizando o que cada perfil de cliente precisa em pacotes diferentes, assim o usuário associará praticidade e custo-benefício à sua empresa.

4. Crie um bom posicionamento de mercado

Por fim, com base nesses dados, você também pode decidir como quer ser visto e percebido por seus clientes e potenciais clientes. Ou seja, formatar a proposta de valor que a sua empresa vai oferecer. 

Assim, o seu posicionamento não abordará apenas as características que o seu serviço tem, mas principalmente os benefícios que vão diferenciá-lo de toda a concorrência.

Enfim, entendendo a metodologia dos 8 Ps do Marketing e usando as dicas que indicamos a você, sem dúvidas será mais fácil criar a estratégia comercial do seu escritório compartilhado.

E, para se aprofundar no assunto, conheça o Treinamento: Como gerar mais vendas para o seu negócio. Um treinamento completo para ajudar você a ter um coworking lucrativo com 2x mais clientes do que o restante mercado. Clique no botão abaixo para entender como funciona.

Deixe um Comentário