Bem como um mapa, o planejamento estratégico aponta os possíveis caminhos para o empreendedor atingir os objetivos de seu negócio. É com base no planejamento estratégico que o gestor conhece a atual situação do negócio e faz projeções para o futuro.
Um bom planejamento é, inclusive, uma forma de transformar uma boa ideia em um empreendimento de sucesso. Sendo assim, confira algumas dicas que separamos para você elaborar um planejamento estratégico para seu empreendimento.
1. Faça uma Análise SWOT
A Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que avalia fatores internos e externos de um empreendimento, que visa melhorar seu desempenho no mercado.
Em primeiro lugar, considere os fatores dentro do seu próprio negócio. Nessa parte do planejamento estratégico, analise os conhecimentos, habilidades, recursos e demais pontos fortes e fracos em relação ao ambiente interno.
Logo depois considere as questões que fogem do controle da empresa, como instabilidade econômica, surgimento de novas leis, órgãos reguladores, concorrentes e até mesmo os fornecedores. Esses fatores estão relacionados às oportunidades e ameaças.
2. Estabeleça as Metas e Objetivos
Primeiramente, qualquer empreendimento precisa ter um objetivo bem definido, concorda? As metas são os caminhos que direcionam os esforços de uma equipe rumo ao que se deseja conquistar.
Dentro do planejamento estratégico, o método SMART é uma excelente forma de criar metas, uma vez que cada meta é avaliada sobre determinados requisitos para atingir o resultado final.
Para funcionar, as metas precisam ser:
- Específicas (Specific);
- Mensuráveis (Measurable);
- Alcançáveis (Achievable);
- Relevantes (Relevant);
- E com prazo bem definido (Time-based).
3. Desenvolva um Plano de Ação
Um plano de ação é basicamente uma estratégia para organizar as tarefas que deverão ser feitas para atingir as metas e os objetivos de um negócio. Frequentemente esse plano é feito com base na “5w2H”.
A 5w2H é uma ferramenta que pode ser utilizada no planejamento estratégico para determinar:
- What (o que será feito?);
- Why (por que será feito?);
- Where (onde será feito?);
- When (quando?);
- Who (por quem será feito?);
- How (como será feito?);
- How much (quanto vai custar?).
Então, essas são as nossas dicas de planejamento estratégico de hoje. Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário abaixo.
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