em Blog

Como montar um coworking de sucesso num mercado ainda recente, mas tão promissor?

Depois do boom dos espaços Coworking no Brasil, com o mercado mais que dobrando de tamanho e movimentando um valor estimado de 127 milhões de reais em 2018, a expansão dos escritórios compartilhados continua acelerada.

Então, para que você monte seu Coworking de Sucesso, neste artigo vamos citar 10 dicas rápidas para você.

1. Defina o segmento do seu coworking

Primeiramente, defina o segmento em você vai trabalhar é um dos principais pilares de um coworking de sucesso. Por esse motivo esta é a primeira coisa que você vai definir. 

Os escritórios multidisciplinares, que atendem profissionais de diversas áreas, são os mais comuns, sendo responsáveis por 75% do total. Mas os “coworkings de nicho” começam a surgir como alternativa para profissionais que precisam de instalações mais específicas, como marceneiros e cozinheiros.

 

2. Tenha uma boa localização

Logo, após estudar e pensar e seu público, você deve pensar em uma boa localização para ter um escritório compartilhado de sucesso. Pense se é mais adequado estar localizado em grandes centros comerciais ou se um bairro mais afastado onde se tenha maior tranquilidade é mais viável. 

Também, considere estar perto de fatores relevantes para o seu público, por exemplo, estações de transporte público, estacionamentos, restaurantes, lanchonetes e o que mais gerar praticidade.

3. Pense no ambiente como um todo

Em seguida, definir os espaços que serão montados é outro fator relevante para o sucesso de um coworking. Faça pesquisas e conheça profundamente o seu segmento de mercado para entender quais ambientes seu coworking precisa ter.

Pense também em quais recursos são necessários para manter esses ambientes funcionando perfeitamente bem para seus coworkers. Por exemplo: se você tem um escritório compartilhado para cozinheiros, é preciso ter espaço guardar alimentos? E, se sim, que elementos são essenciais nesse espaço?

4. Invista em design de interiores

A disposição dos espaços e dos móveis, as cores e a iluminação influenciam diretamente na percepção das pessoas sobre um ambiente. Num escritório compartilhado isso NÃO é diferente.

Por isso, é extremamente viável contratar um bom designer de interiores para montar um coworking de sucesso. Esse profissional deve planejar ambientes que consigam tanto incentivar a produtividade quanto despertar outros diversos estímulos positivos nos coworkers.

5. Compre móveis de qualidade

E por falar em móveis, um escritório compartilhado que busca o sucesso deve oferecer um mobiliário condizente, concorda? 

Como os profissionais costumam passar um bom tempo nesses espaços, é imprescindível que os móveis sejam de qualidade e ergonômicos. Assim é possível garantir o conforto e segurança necessários para quem vai locar esse espaço.

6. Tenha um bom espaço de convivência

Um dos pilares de um coworking de sucesso é justamente a possibilidade de fazer networking com outros profissionais. Logo, seu escritório compartilhado deve ter um bom espaço de convivência.

Crie um espaço descontraído e confortável para que os membros possam fazer uma pausa para um café, conversar e compartilhar ideias ou até mesmo curtir um happy hour.

7. Monte planos de locação flexíveis

O modelo de negócio coworking é atraente justamente por ser acessível e flexível. Se você quer ter um escritório compartilhado de sucesso, deve criar pacotes personalizados para diferentes necessidades dos coworkers.

Lembre-se também de permitir que os membros possam suspender ou cancelar a adesão aos planos sem muita burocracia.

8. Ofereça serviços operacionais

Você sabia que os coworkings também podem oferecer serviços extras? Além dos espaços compartilhados, é possível oferecer gerenciamento de correspondências, ajuda com os recados, no qual as ligações são atendidas com o nome da empresa do cliente, motoboy, correios e coffee break que podem ser solicitados sob demanda.

9. Crie um bom plano estratégico

De nada adianta ter um bom espaço se as pessoas não sabem sobre ele. Logo, para montar um coworking de sucesso, você precisa ter um bom planejamento.

Isso inclui definir os esforços para promover o negócio. Por exemplo: criar um site, anunciar nas redes sociais, participar de eventos de startups e empreendedorismo, fazer parcerias com faculdades e universidades, entre outros.

10. Consultoria especializada em Coworking de Sucesso

Por fim, lembre-se de sempre se inspirar em grandes administradores. Tome como lição os erros e acertos de quem tem um negócio já consolidado no mercado e, como resultado, diminua as chances de falhar na gestão do seu coworking.

No mercado de escritórios compartilhados, a gestora Bruna Lofego tem se destacado. Em seu site, Bruna dá dicas, treinamentos e métodos exclusivos que projetam a sustentabilidade do negócio. 

Inclusive, Bruna Lofego é a criadora do método “Coworking de Sucesso”, um treinamento que ensina como montar um coworking do absoluto zero. Ficou interessado? Clique aqui para ter acesso ao passo a passo que levou a Bruna Lofego a ter 4 franquias de escritório compartilhado de sucesso.


Gostou? Clique aqui e fale conosco

Comentários