Ao pensar em montar um coworking, a primeira pergunta que vem em mente é referente à escolha imóvel ideal para instalar o seu negócio de espaço compartilhado.
Provavelmente, essa é uma das decisões mais importantes.
Uma boa dica antes de tomar essa decisão é pensar em qual o tamanho do público que você espera alcançar.
Existem espaços que acolhem de 10 a 500 pessoas, ou seja, não existe uma regra.
Outro ponto para ajudá-lo nessa decisão é: quanto maior o espaço, maior será seu custo com aluguel e manutenção do imóvel e, também, maior o número de pessoas a frequentar, o que exigirá maior eficiência na administração do negócio.
Menos é mais
Pelo menos no começo, prefira um espaço menor, porém, que seja bem administrado. Isso vale mais do que um grande espaço que não funciona bem.
Pensando nas estações que o coworking precisa ter, quanto mais o seu imóvel oferecer ambientes abertos, melhor será para você dividir os seus espaços ali e trabalhar a criatividade.
Leve em conta que ninguém gostaria de se sentir atrapalhando (e nem ser atrapalhado pelo colega ao lado).
Um bom espaço dedicado à convivência dos seus coworkers precisa ser versátil o suficiente para que eles se sintam à vontade para trocar experiências ao mesmo tempo que fiquem confortáveis com suas estações de trabalho.
Isso pode fazer toda a diferença no seu coworking.
Por fim, mais importante do que pensar na área total é decidir como você vai dividir os espaços.
Recomendamos algo em torno de 170m² para começar seu coworking. Nesse espaço, é possível alocar 50 estações de trabalho medindo 2,5 m² cada e deixar as áreas de passeio que é preciso ter em um ambiente compartilhado.
Com isso, é possível ter um ambiente que proporcione um faturamento razoável com o lucro esperado.