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e te bloqueiam de vencer no Coworking[/mk_fancy_title]
(clique em cada uma para ver a solução)
Todos os dias me perguntam se já não tem Coworking demais pelo Brasil e eu devolvo a resposta com uma outra pergunta: Então um arquiteto, por exemplo, não vai conseguir abrir um escritório porque tem muito arquiteto no mercado?
Resumindo, o mercado não está saturado e o movimento de mudança do comportamento no trabalho está apenas começando no Brasil. Ainda veremos várias mudanças positivas!
Toda cidade, seja grande ou pequena, possui empresas e profissionais que tem potencial para compartilhar o espaço de trabalho!
É importante você, como empreendedor, mostrar para os profissionais que existem possibilidades de terem um escritório que se enquadre no propósito deles e com uma enorme redução de custo mensal. Onde você pode agregar uma conexão entre os profissionais e entrar como intermediador de negócios.
Divulgação online é o segredo do Marketing do Coworking, você deve fazer uma campanha direcionada com o objetivo de se relacionar com essa pessoa. Nunca se esqueça que você precisa de 3 elementos quando fizer o seu Marketing:
– Um website, com suas principais informações, ele é que vai colocar você no topo dos sites buscadores como o Google.
– Estar presente nas redes sociais, com publicações constantes de conteúdo que desperte interesse no seu público alvo.
– Divulgar seus serviços pelo Google e pelo Facebook, através de campanhas de venda paga.
Justamente por ser um negócio de construção de carteira é que você precisa dedicar o Marketing para construir um relacionamento com o seu mercado.
Eu também não tenho imóvel próprio, todos os meus coworking são sempre montados em imóveis alugados e não é por isso que tenho menos lucro no meu negócio. Não ter um imóvel não é um motivo para você não ter um escritório compartilhado.
Mesmo se você tem um imóvel seu, é essencial que você considere o aluguel dele na sua previsão de despesas pelo simples fato que o seu imóvel precisa ser remunerado pelo investimento que você fez ao adquiri-lo. Afinal, se você comprou um imóvel comercial é para ele te dar retorno financeiro. Isso quer dizer que na sua planilha de viabilidade de um coworking, o aluguel sempre estará lá, mesmo que seja um valor menor de mercado. A dica que eu te dou é nunca tirar o aluguel do seu custo fixo senão você vai mascarar o resultado do seu negócio.
Não ter dinheiro, geralmente, está ligado a sua prioridade, no momento.
É a sua prioridade ter um negócio próprio?
Se for, eu escreverei aqui 3 situações que podem te ajudar a resolver a falta de recursos:
1º – Você pode fazer parceira com o dono de um imóvel. Ele entra com o imóvel e 50% das suas despesas operacionais estão solucionadas.
2º – Você pode procurar um investidor e apresentar um projeto que dê a ele 20% de retorno em 3 anos.
3º – Você pode fazer um plano de negócios e apresentar para um banco emprestar os recursos necessários para você.
Às vezes a solução está na sua frente, você só precisa enxergar um pouco além do horizonte!
Ao montar um coworking é necessário definir um objetivo, analisar o cenário atual e ver as oportunidades.
Faça um estudo de viabilidade e coloque no papel os números, dessa forma, veja a lucratividade que seu negócio irá atingir ao longo do tempo e se essa lucratividade é suficiente para você.
O ponto de equilíbrio de um coworking será entre 9 e 12 meses de operação, porém é importante que você defina se esse tempo é suficiente para você.
Importante ressaltar, que o lucro líquido pode ser de 20% ou mais dependendo de como você vai gerir os custos do seu coworking.
O negócio de Coworking é de simples gestão, não é necessário você ter formação técnica para ter um escritório compartilhado. É um négocio de serviço com todos os departamentos comuns que existem. E com isso eu afirmo que sua gestão é simplificada, te proporciona liberdade, estabilidade, tranquilidade e qualidade de vida.
Assim como todo início de negócio é necessário ter uma dedicação com marketing e comercial, e um aprendizado com as pessoas certas.
O compartilhamento é uma realidade no mundo, você pode notar isso através de empresas como Uber e AirBnb que compartilham carros e casas.
Por isso é natural que o comportamento em relação ao local de trabalho também seja migrado para o compartilhamento.
O coworking é uma realidade que acontece no ambiente de trabalho por todo o mundo.
A minha opinião é que a Wework teve problemas devido a sua gestão.
E a gestão do negócio está ligada diretamente a processos e métodos, então uma vez que você tem uma rota trilhada, um caminho a seguir ou uma metodologia onde você aplica os processos corretos e simplificados, é pouco provável que você siga por esse mesmo caminho de um resultado negativo devido a falha de gestão do negócio.
O fato de ser um retorno rápido ou demorado depende do que você almeja para o seu resultado. Em termos de mercado, um negócio que te retorne em 30 meses o valor que você investiu, não é considerado demorado, ele está dentro do que é esperado do mercado.
No Coworking, o ponto de equilíbrio acontece em média 9 a 12 meses depois que você abrir o negócio.
O retorno do investimento acontece em torno de 24 a 30 meses.
O fato de trabalhar com formação de carteira e receita recorrente faz com que o retorno desse investimento diminua em relação ao tempo.