No início de uma empresa é comum nós eventualmente fazermos tudo a mão. Planilhas de controle financeiro, planilha de controle de contrato, boletos emitidos a mão direto no banco e vários outros processos que temos a tendência a fazer manualmente no início dos nossos negócios.
E não existe nada de errado com isso, essa é uma prática comum e que eu mesmo fiz quando montei o meu primeiro negócio alguns anos atrás.
O problema está quando sua empresa começa a crescer, você começa a precisar de mais tempo livre para focar em outros assuntos mas com as planilhas de excel isso não é possível. A não ser que você seja um mega power desenvolvedor de planilhas que se entrelaçam, muito provavelmente você vai gastar o seu tempo alimentado elas para manter o seu controle em mãos.
Acontece que hoje em dia é muito acessível iniciar o negócio com um software de gestão porque a maioria das plataformas são online e customizáveis para vários tipos de empresa. Obvio que cada empresa tem sua particularidade mas em se tratando de processos financeiros por exemplo, a maioria das empresas de serviços são iguais.
Eu, Bruna, Acredito que um software operacional ajuda bastante no dia a dia de um negócio e aqui na CWK Coworking nós utilizamos o conexa.app que é um software específico de Coworking mas nada impediria que eu utiliza-se um conta azul por exemplo que é um software que não é específico. Eu uso o Conexa porque ele tem o controle de salas de reunião, atendimento de recados, correspondências e algumas particularidades que facilitam a minha vida para o tamanho que o meu coworking está atualmente.
Portanto, a decisão de usar um software ou não no início das operações é exclusivamente se você deseja uma agilidade operacional no seu processo porque a verdade é que, assim como todo negócio, o coworking vai demorar uns meses para gerar movimento e você de fato sentir necessidade de um controle mais específico.
Algumas pessoas me perguntam em quanto tempo você acha que eu vou precisar de um controle desses e o fato é que depende muito de cada negócio mas, no meu caso, quando eu tinha 20 pessoas circulando rotativamente o meu coworking eu já senti a necessidade de ter um controle maior, principalmente em relação a sala de reunião e gerenciamento de correspondências e recados.