Ter bons resultados em venda e manter a saúde financeira de uma empresa não é uma tarefa fácil. Por este motivo, ao longo dos anos, as empresas têm feito planejamentos de estratégia comercial a fim de alcançar resultados melhores.
A estratégia comercial, então, tornou-se um fator indispensável para as empresas, uma vez que dá maior previsibilidade e ajuda a reduzir as chances de fracasso, mantendo as finanças equilibradas. E com o coworking isso não é diferente.
Mas, como montar uma estratégia comercial?
Antes de criar uma boa estratégia comercial, é importante conhecer quais pontos devem ser levados em consideração. Assim, será possível desenvolver sua estratégia e aplicá-la em seu negócio. Vamos começar pela metodologia dos 8 Ps do Marketing. Veja só!
A metodologia dos 8 Ps do Marketing
Você provavelmente já ouviu falar nos 4 Ps do Marketing. Eles são os pilares de qualquer estratégia. Logo, todo bom administrador ou profissional de marketing, obrigatoriamente, deve conhecê-los.
Os 4 Ps do Marketing, conceito difundido por Philip Kotler, se refere a: produto, preço, praça e promoção. Aqui, o produto é o centro de toda estratégia de marketing.
Entretanto, para garantir que o conceito se tornasse mais completo e adequado a realidade do mercado, novos 4 Ps foram adicionados: pessoas, processos, posicionamento e performance. Agora o cliente, seus desejos e necessidades são o cerne do negócio.
De forma bastante resumida, os 8 Ps do Marketing significam:
Produto: os produtos ou serviços que sua empresa vai vender.
Preço: quanto você irá cobrar pelo produto que será entregue ao cliente. Mais do que apenas o valor monetário, considere aqui também o valor agregado de marca.
Praça: onde seu produto será vendido.
Promoção: de que forma os potenciais clientes saberá sobre ele. Ou seja, está relacionado ao marketing do produto e sobre como ele será promovido.
Pessoas: onde divulgar sua marca e como o produto chegará ao seus potenciais clientes, com base no estudo do comportamento da persona.
Processos: está relacionado aos fluxos de trabalho e metodologias utilizadas pela empresa. Por exemplo: o que fazer e não fazer ao atender um cliente.
Posicionamento: também conhecido como “evidência física ou palpabilidade”, diz respeito ao posicionamento estratégico e como sua empresa vai interagir com a comunidade.
Performance: também conhecido como produtividade e qualidade. Esse item aponta o sucesso que a empresa está ou não enfrentando no mercado.
4 Passos criar a estratégia comercial do seu coworking
Com base na metodologia dos 8Ps do Marketing, fica muito mais fácil criar uma estratégia comercial para sua empresa. Veja, a seguir, algumas dicas de como iniciar a estratégia para o seu coworking.
1. Mantenha o foco no seu público
Como falamos acima, o cliente é o foco (ou pelo menos deveria ser) de qualquer negócio.
Se você observar atentamente, perceberá que todos os produtos e serviços, que marcaram o mercado em que atuam, atingiram um sucesso estrondoso por pensar na experiência do usuário. Por isso, essa é a primeira coisa com o que você deve se preocupar na sua estratégia comercial.
Portanto, pense seu público-alvo, fuja do “mais do mesmo” e descubra quais necessidades específicas e desejos profundos do seu cliente você pode suprir através do seu serviço.
2. Segmente seu negócio
Quando você descobre quem é a sua persona e como seu produto/serviço pode ajudá-la, é possível segmentar o seu escritório compartilhado e ver com mais clareza o restante da sua estratégia comercial.
Vejamos um exemplo simples: a persona busca um coworking com perfil corporativo e que ofereça serviços operacionais que deixem seu dia a dia mais descomplicado.
Nesse caso, você precisa encontrar a localização perfeita que se encaixe com o perfil da sua persona, criar serviços operacionais (inclusive inovar nesse quesito, se necessário) e até mesmo o definir o perfil que as suas campanhas de marketing terá.
3. Crie soluções personalizadas
Uma parte importante da estratégia comercial e que ajuda (e muito) na saúde financeira do seu coworking é criar soluções personalizadas que facilitem o dia a dia da sua persona. E os serviços operacionais que falamos acima é uma delas. Por quê?
Porque mais eficiente do que simplesmente oferecer “uma mesa e uma cadeira para alguém trabalhar durante um horário”, é basear a sua atuação comercial em pacotes de serviços.
Dentro desses pacotes, você pode inserir serviços como: recepcionista, atendimento telefônico personalizado, motoboy, serviços de correio e até mesmo salas de treinamento/auditórios – que tanto seus coworkers como outras pessoas podem usar por um preço acessível.
Ao oferecer planos diferentes – e cada um com uma faixa de preço – você atende diversos estilos de trabalho e rotina, mas de maneira inteligente e personalizada.
Você pode montar uma tabela que une diversos serviços que o seu espaço oferece, mas sintetizando o que cada perfil de cliente precisa em pacotes diferentes, assim o usuário associará praticidade e custo-benefício à sua empresa.
4. Crie um bom posicionamento de mercado
Por fim, com base nesses dados, você também pode decidir como quer ser visto e percebido por seus clientes e potenciais clientes. Ou seja, formatar a proposta de valor que a sua empresa vai oferecer.
Assim, o seu posicionamento não abordará apenas as características que o seu serviço tem, mas principalmente os benefícios que vão diferenciá-lo de toda a concorrência.
Enfim, entendendo a metodologia dos 8 Ps do Marketing e usando as dicas que indicamos a você, sem dúvidas será mais fácil criar a estratégia comercial do seu escritório compartilhado.
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