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Muitos donos de coworking desconhecem completamente quem são os outros jogadores do mercado que atuam.

Muito mais do que pensar onde encaixar seu negócio de espaços compartilhados e qual tipo de público atender, para que você saiba quais peças mover e como se posicionar no mercado, é fundamental que estude e avalie seus concorrentes.

O jeito mais simples de fazer isso é através da Análise SWOT do seu negócio, ou seja, analisar suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Isso fará com que você entenda o macroambiente e como ele impacta o seu negócio. Porém, comece nomeando as pessoas, produtos e serviços que disputam o mesmo segmento de clientes que você.


Tipos de Concorrência

Existem basicamente dois tipos de concorrência:

Concorrência direta: quando um negócio oferece produtos/serviços iguais aos seus, que suprem as necessidades do mesmo nicho de mercado.

Concorrência indireta: quando são ofertados produtos/serviços semelhantes aos seus ou que podem substituí-lo e tem o objetivo de conquistar o mesmo perfil de consumidor.

Quem vende sorvetes e pode pensar que apenas outras sorveterias são suas concorrentes, por venderem o mesmo produto.

Mas se pensar no produto como “algo doce que refresca” e você verá que existem outras possibilidades que concorrem semelhantemente: casas de açaí, hamburguerias que vendem milkshakes, docerias etc.

Que é um arquiteto ou designer de interior tem o pinterest como concorrente (muitas pessoas se inspiram nas imagens do site e tentam reformar suas casas sozinhas com as ideias encontradas de graça).

 

Qual o tipo da sua Concorrência?

Você pode ter concorrentes que disputam os consumidores com você em três categorias: Market Share, Share of Mind e Share of heart.

 

Market Share (Participação de mercado)

É o quanto de fato você ocupa do mercado com o seu produto. Qual é o percentual correspondente ao seu negócio em algum aspecto do mercado, como a categoria de atuação, o total de vendas ou o faturamento do segmento.

 

Share of Mind (Participação na lembrança de marca)

Mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto. Por exemplo, se um consumidor pensa com mais frequência na marca X do que na Y na hora de comprar o produto, dessa forma, a marca X alcançou um Share of Mind maior.

 

Share of Heart (Participação de preferência)

É o nível afetivo entre uma marca e o consumidor.

Quando se consegue adicionar valores as vidas dos consumidores. Quando a marca atinge o “coração” de seus consumidores e  acaba transformando-os em militantes, difusores e defensores da marca.


Como identificar a concorrência do meu negócio

  • Identifique os pontos de venda que oferecem produtos similares ao seu;
  • Defina os pontos fracos e fortes de sua empresa e das empresas que comercializam os mesmos produtos que você;
  • Identifique as oportunidades e ameaças do seu negócio;
  • Promova ações que favoreçam o posicionamento do produto no mercado.

Na etapa do Planejamento Financeiro de um Coworking, a identificação da concorrência é uma das etapas mais importantes.

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