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Não importa qual seja seu segmento, se você está começando agora ou já está há algum tempo em atividade. Se você nunca fez uma pesquisa de mercado, pode estar perdendo muito mais do que a oportunidade de novos negócios.

Pesquisar o mercado é coletar dados confiáveis. Em geral, podem ser obtidos e organizados por entidades pública ou privadas, como Prefeituras Municipais, Secretarias de Estado, Universidades e centros de pesquisas ou tecnológicos, pelo IBGE, Sebrae, associações comerciais, industriais e sindicatos ou mesmo através de jornais, revistas e publicações especializadas.

Se precisar de mais dados, considere uma consulta direta: converse com clientes ou  possíveis clientes, fornecedores ou funcionários.

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado e cada uma tem uma finalidade que vai te ajudar a alinhar sua atuação e traçar novas estratégias de negócios:

PARA CONHECER SEU CLIENTE

Quais são os hábitos de compra e de mídia das pessoas que consomem o seu produto e os principais motivos que influenciam a decisão na hora de efetuar uma compra?

Com essas informações em mãos, você poderá saber qual melhor meio de comunicação usar para atingir seu público ideal e quais como é o seu comportamento de compra.

PARA AVALIAR SEU PRODUTO

É importante saber o que as pessoas estão achando do seu produto ou serviço, se estariam dispostos a fazer novamente negócios com você e se consideram seu preço justo.

PARA ALINHAR O OBJETIVO DA EMPRESA COM SEUS COLABORADORES

Ninguém melhor do que sua equipe para dar uma visão ampla sobre como os clientes se comportam em relação ao seu produto. Dessa pesquisa, podem surgir insights valiosos.

Além disso, é importante garantir que seus colaboradores estão alinhados com os seus planos de crescimento.

PARA DESCOBRIR COMO SUA MARCA É VISTA

A partir disso é possível identificar aspectos da sua marca que você pode explorar em campanhas, na identidade visual e em suas redes sociais e entender se você está se comunicando da forma certa e com o público correto.

PARA TESTAR UMA CAMPANHA

Antes de colocar uma campanha na TV, no rádio ou na Internet, faça um teste através de uma pesquisa de mercado e veja se a campanha vai atingir os resultados esperados e transmitir a mensagem que você pretende.

PARA MONITORAR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

Isso garante pontos extras para seu negócio. Identifique falhas, pontos de melhoria e oportunidades para crescer e ter mais sucesso.

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