em Blog, Espaços de Coworking

Um espaço aberto com um mesa grande, algumas cadeiras, acesso à internet, um cantinho para cafeteira e PRONTO! Meu coworking está montado. Certo?

Não exatamente.

A primeira coisa que você precisa pensar é que coworking é um local onde diversos negócios acontecem, onde pessoas fazem networking e, claro, buscam ter o mínimo de conforto e tranquilidade para executarem suas atividades.

Tem muito mais a ver com ambientação do que com locação de mesa com internet – até porque, se fosse assim, se chamaria Lan House e não coworking, concorda?

O mobiliário do seu coworking será o seu maior investimento. Mas isso não quer dizer que você não possa fazer escolhas inteligentes no começam e ir incrementando o ambiente com o passar do tempo.

O PRINCIPAL

Tenha em mente que você precisará de alguns itens fundamentais logo de cara.

Se o seu espaço for aberto, coloque mesas não muito estreitas para que os usuários não fiquem se acotovelando ou chutando os pés uns dos outros.

Cadeiras confortáveis são indispensáveis e vão somar pontos para atrair e manter clientes.

Se sua internet for cabeada e tiver diversos pontos de acesso, você terá menos dor de cabeça. De qualquer forma, invista em uma banda larga de qualidade, pois várias pessoas estarão usando ao mesmo tempo.

Mesmo que sua cidade não seja das mais quentes, é interessante ter climatização por ar condicionado.

Você também precisará oferecer um espaço tipo copa/cozinha para seus clientes minimamente equipado: uma geladeira ou frigobar e um microondas.

Se não quiser investir de cada em uma cafeteira, verifique a possibilidade de alguém da equipe ficar responsável pelo café de tempos e em tempos.

Um espaço tipo lounge com sofás também é interessante tanto para o break dos clientes quanto para a recepção.

Uma rede de telefonia com ramais será fundamental, tanto para o serviço de escritório virtual quanto para os clientes que alugam o espaço com contrato fixo.

E claro, se você dispor de salas para reunião, é essencial que você tenha equipamentos multimídias (projetor ou televisão).

Este é o mínimo de recursos que você deve dispor para ter um coworking atrativo e funcional.


Comentários