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Você já conhece o ditado: Em terra de cego, quem tem olho é rei.

Bom, para esse post queremos adaptar o ditado para algo do tipo: em tempos de crise, quem se adapta, sobrevive.

Novas formas de negócios surgem todos os dias. Assim como as novas profissões.

Por exemplo, há menos de 1 década, tudo que se sabia sobre “trabalhar com internet” era duvidoso. Para quem não conhecia (e até hoje não conhece) as possibilidades, parece um tipo de trabalho irreal e mentiroso.

Os tempo mudaram, as pessoas se viram obrigadas a se adaptar e a procurar novas formas de ganhar dinheiro. Muitos profissionais hoje atuam pela internet como freelancers, oferecendo seus serviços como redatores, designers, programadores, consultores, assessores, suporte de atendimento etc.

Não apenas isso, a internet abriu as portas para que profissionais tradicionais, como vendedores, professores, dentistas, advogados, personal trainers e tantos outros divulgassem seus negócios mais amplamente.

De qualquer forma, se de um lado existem profissionais se adaptando às possibilidades para manter seus negócios funcionando, por outro existe o surgimento dos coworkings que chegaram para suprir uma necessidade desses profissionais: oferecer espaços de trabalho totalmente preparados e que fossem de baixo custo.

De que lado você está?

Esteja você no time de profissionais que estão se adaptando ou no time de empresários que estão oferecendo facilidades para esses profissionais, é preciso ter sempre em mente que um negócio, de qualquer tamanho ou segmento, exige 4 passos iniciais:

Faça uma Análise – Antes de tudo, descubra: o mercado precisa do que você está disposto a vender? Sendo uma necessidade, a porta de entrada e atuação será mais ampla. Faça pesquisas, divulgue nas redes sociais. Quanto mais pessoas verem o seu projeto, mais conhecido você ficará por seus serviços ou produtos.

Valorize o Marketing – Monte um bom plano de marketing, invista em redes sociais e não precisa gastar dinheiro sem saber se vai dar certo. Crie canais nas redes sociais e seja efetivo e coerente com postagens. O Marketing Digital é uma excelente forma de divulgar seu negócio com investimentos menores e ainda fará com que você fique mais próximo de seu público alvo.

Conheça seu Mercado – Um dos passos mais importantes de ser feito é escolher o público que você quer atingir, ou seja, o mercado. Uma boa ideia para isso é procurar um marketplace que seja o mais próximo de vendas referente ao produto ou serviço que você tem para oferecer.

Marketplace é um mercado online onde você pode vender os seus produtos e, em troca, a plataforma retém uma pequena comissão por venda que você efetiva como, por exemplo, o site Mercado Livre.

Faça o Planejamento – Planejar é primordial para saber como você poderá trabalhar com a divulgação do seu produto ou serviço. Dentro do planejamento é que determinamos as etapas sobre como começar, criar e efetivar o projeto em questão.

Uma ótima ferramenta para poder trabalhar com planejamento de projetos é MindMeister. Com ela, você pode fazer todo o mapa mental de seu projeto e, com isso, visualizar como você poderá concretizar o seu empreendimento.

Se o seu projeto envolve em montar espaços compartilhados para profissionais de diversos segmentos ou de um determinado nicho, vamos conversar.

Eu quero te ajudar a realizar toda a análise e planejamento necessários. Aqui na CWK Coworking, somos especialistas nesse processo de implantação de coworkings e já temos diversas unidades em pleno funcionamento em todo Brasil.

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